2010-01-21

Mercado residencial registou decréscimos de 10 a 15% em 2009


De acordo com a Worx, a existência destes instrumentos e incentivos fiscais ficou aquém das expectativas, uma vez que, segundo os mais recentes dados do INE, as obras de reabilitação urbana (entendidas como obras de alteração, ampliação e reconstrução para fins de habitação familiar) apresentam um peso ainda reduzido quando comparadas com a construção nova, que apesar de apresentar uma tendência de abrandamento, continua a ser dominante.

Na opinião da Worx, estes factores reflectem-se nos valores de mercado registados nas diferentes zonas de Lisboa.

O valor médio em 2009 de habitação nova do segmento médio e médio/alto em Lisboa é de cerca de 3.000€/m2 o que reflecte uma redução de valores face ao ano anterior entre os 10 e os 15% com comportamentos diferentes de zona para zona.

As zonas históricas e ribeirinhas apresentam os valores mais elevados (4.000-5.000 m²), sendo zonas consolidadas onde os novos projectos são maioritariamente de reabilitação - reconversão do edificado pré-existente.

Zonas com oferta considerável como o
Parque das Nações, Telheiras / Alto dos Moinhos e a Alta de Lisboa (2.000-3.000 m²) têm tendência a apresentar decréscimos de preços mais significativos no sentido de escoar o produto existente.

Segundo a Worx, estes valores reflectem o ajustamento em baixa dos preços do mercado habitacional em 2009 um pouco por toda a cidade mas com maior incidência em zonas em consolidação e com oferta significativa.

Sem comentários:

Enviar um comentário