2010-01-21

Habitação: conheça as casas com maior procura


Os preços de mercado no segmento residencial não sofreram, em 2009, «quaisquer ajustamentos extraordinários», avança esta segunda-feira a Associação dos Profissionais e Empresas de Mediação Imobiliária de Portugal (APEMIP).

Em termos de tipologias, no último bimestre de 2009 a APEMIP verificou incidência sobre os T3 (31,2%) e os T2 (26,4%). Os T4 somaram 15,9% da procura por tipologia, seguidos dos T5 (12,3%), T1 (10,8%) e finalmente, sem tipologia e T0 (3,4%).

Já no que diz respeito aos valores por metro quadrado, a mesma
associação adianta que as alterações registadas foram «pontuais» e «pouco significativas». Em termos médios nacionais, os apartamentos registam em Dezembro um valor de referência entre os 1.414 euros e os 1.732 euros.

«Mesmo tendo em conta o agravamento dos principais indicadores macroeconómicos e sociais, por via da deterioração das condições de acesso ao crédito imobiliário, os preços de mercado no segmento residencial não sofreram ajustamentos extraordinários. A estabilidade dos preços praticados nos principais produtos residenciais ao longo de todo o ano reforçou, em momentos de incerteza, que o imobiliário continua a ser assumido como uma resposta segura a eventuais necessidades de investimento», sublinha a mesma associação em comunicado.

Em termos de procura, os indicadores do portal CasaYes colocam Lisboa, Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Cascais, Sintra, Oeiras, Maia, Gondomar e finalmente, Loures no top 10 dos concelhos mais pesquisados em 2009.

Já no segmento de apartamentos novos, a mesma amplitude revelou-se mais baixa em Santarém e em Castelo Branco. Faro e Coimbra assinalaram, por seu turno, os valores mais altos.

Sem comentários:

Enviar um comentário